Uma queimadura é uma lesão na pele que pode ser causada por calor, eletricidade, substâncias químicas, atrito ou radiação.Existem alguns tipos de queimaduras conforme sua gravidade:
- As queimaduras que afetam apenas a camada superficial da pele são denominadas superficiais ou de primeiro grau;
- Quando as lesões afetam também algumas das camadas inferiores são denominadas queimaduras de segundo grau;
-Quando todas as camadas de pele são afetadas denominam-se queimaduras de terceiro grau;
-Quando existem lesões em tecidos mais profundos, como os músculos ou os ossos, denominam-se queimaduras de quarto grau.
O tratamento necessário depende da gravidade da queimadura, queimaduras superficiais podem ser tratadas apenas com analgésicos, enquanto que as de maior gravidade requerem internamento prolongado em unidades hospitalares especializadas.
Lavar a lesão com água fresca corrente ou gelo pode aliviar a dor e diminuir a extensão dos danos, porém quando muito exposta ao frio pode causar hipotermia, muitas pessoas utilizam o método de passar creme dental em cima da queimadura, o que pode proporcionar um certo alívio, no entanto, prejudica ainda mais a pele, já que o creme possui flúor e outros materiais que são abrasivos. Queimaduras de segundo grau podem necessitar de ser limpas com água e sabonete e de ser aplicado um curativo.
Algumas queimaduras acabam formando flictenas (bolhas), e o melhor método para tratá-las é provavelmente mantê-las intactas. As queimaduras de terceiro grau geralmente necessitam de tratamentos cirúrgicos. Em caso de queimaduras extensas, geralmente é necessária hidratação intravenosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário