quarta-feira, 9 de setembro de 2015

História dos Termômetros

      O termômetro é um instrumento utilizado para medir temperaturas. A invenção desse é atribuída a Galileu Galilei, que em 1592 utilizou um tubo invertido, com água e ar, criando o termoscópio, no qual a elevação da pressão exterior fazia com que o ar dilatasse fazendo com que o nível da água subisse.

      Diversas escalas termométrica foram criadas, porém apenas três se destacam:

- Celsius: Criada pelo sueco Anders Celsius, essa escala termométrica era subdividida em cem partes, na qual os pontos de fusão e de ebulição da água eram indicados por 100 e 0, respectivamente. Para definir a temperatura, Celsius utilizou um termômetro de mercúrio mergulhado em um balde de água gelada para definir seu ponto de fusão e em água fervente para o ponto de ebulição;

- Fahrenheit: Utilizando a mesma técnica de Celsius porém com um termômetro de álcool, Gabriel Fahrenheit criou sua própria escala termométrica, de cujo ponto de ebulição é 212 e o de fusão 32. Ele também é o inventor do termômetro de  mercúrio a vácuo;

- Kelvin: William Thomson, conhecido como Lord Kelvin, criou uma escala que se baseava na temperatura em que as moléculas cessariam seu movimento, conhecida como zero absoluto, esse valor é equivalente a -273°C. Essa escala é conhecida como a ''escala universal'', e para seu desenvolvimento, Kelvin utilizou um termômetro de escala Celsius para criar sua própria. 

     Atualmente existem diversos tipos de termômetros, entre eles estão: os termômetros a gás, que mede a temperatura pela variação do volume e da pressão de um gás. Infravermelhos que medem a temperatura sem contato com o corpo, detectado por ondas eletromagnéticas. E também existem os termômetros bimetálicos que baseiam-se no efeito de dilatação de um material composto por dois componentes metálicos.
Termômetro a gás
Termômetro de mercúrio


Escalas Termométricas (Celsius, Fahrenheit e Kelvin, respectivamente)




                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário