quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Dilatação Térmica

       Todos os corpos existentes na natureza quando aquecidos ou resfriados ficam sujeitos à dilatação ou contração térmica, em virtude do aumento ou diminuição do grau de agitação das moléculas que constituem os corpos. Ao aquecer um corpo ocorrerá um aumento na distância entre suas moléculas em consequência da elevação do grau de agitação das mesmas. Esse espaçamento maior entre elas se manifesta através do aumento das dimensões do corpo, as quais podem ocorrer de três formas: linear, superficial e volumétrica.

- Linear: é a variação do comprimento do corpo e pode ser calculado pela seguinte equação:
  
- Superficial: é a variação da área do corpo e pode ser calculado pela seguinte equação:


- Volumétrica: é a variação do volume do corpo e pode ser calculada pela seguinte equação:


Efeito da dilatação dos trilhos de trem

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Temperaturas Extremas

A cidade mais fria do mundo é a cidade russa Yakutsk, com 235.600 habitantes, a temperatura média nesse local é -21°C, atingindo no verão entre 0ºC e 25ºC e no inverno entre -40ºC e -25ºC. Apesar do frio intenso, a região é tão rica em recursos naturais que, provavelmente, deve conter todos os elementos da Tabela Periódica. A temperatura mais baixa já registrada foi -70,2°C. 


O local mais quente do planeta é o Deserto de Lut, no Irã onde já foi registrado 70,7°C. Os habitantes desse local apresentam uma adaptação ao calor extremo, não elevando tanto sua temperatura corporal.



História dos Termômetros

      O termômetro é um instrumento utilizado para medir temperaturas. A invenção desse é atribuída a Galileu Galilei, que em 1592 utilizou um tubo invertido, com água e ar, criando o termoscópio, no qual a elevação da pressão exterior fazia com que o ar dilatasse fazendo com que o nível da água subisse.

      Diversas escalas termométrica foram criadas, porém apenas três se destacam:

- Celsius: Criada pelo sueco Anders Celsius, essa escala termométrica era subdividida em cem partes, na qual os pontos de fusão e de ebulição da água eram indicados por 100 e 0, respectivamente. Para definir a temperatura, Celsius utilizou um termômetro de mercúrio mergulhado em um balde de água gelada para definir seu ponto de fusão e em água fervente para o ponto de ebulição;

- Fahrenheit: Utilizando a mesma técnica de Celsius porém com um termômetro de álcool, Gabriel Fahrenheit criou sua própria escala termométrica, de cujo ponto de ebulição é 212 e o de fusão 32. Ele também é o inventor do termômetro de  mercúrio a vácuo;

- Kelvin: William Thomson, conhecido como Lord Kelvin, criou uma escala que se baseava na temperatura em que as moléculas cessariam seu movimento, conhecida como zero absoluto, esse valor é equivalente a -273°C. Essa escala é conhecida como a ''escala universal'', e para seu desenvolvimento, Kelvin utilizou um termômetro de escala Celsius para criar sua própria. 

     Atualmente existem diversos tipos de termômetros, entre eles estão: os termômetros a gás, que mede a temperatura pela variação do volume e da pressão de um gás. Infravermelhos que medem a temperatura sem contato com o corpo, detectado por ondas eletromagnéticas. E também existem os termômetros bimetálicos que baseiam-se no efeito de dilatação de um material composto por dois componentes metálicos.
Termômetro a gás
Termômetro de mercúrio


Escalas Termométricas (Celsius, Fahrenheit e Kelvin, respectivamente)