quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Por que no céu surgem outras cores além do azul?

       Normalmente as cores diferentes do azul aprecem no céu no amanhecer ou no pôr do sol. Isso ocorre pois quando o sol está no horizonte, a luz leva um caminho muito maior através da atmosfera para chegar aos nossos olhos do que quando está sobre nossas cabeças. A luz azul nesse caminho foi dispersa quase totalmente, e a atmosfera atua como um filtro dispersando a luz azul e fazendo com que as outras cores também atinjam nossos olhos.

Por que o céu é azul?

      Quando a luz passa através de um prisma, seu espectro é dividido em sete cores monocromáticas, eis que surge um arco-íris. A atmosfera funciona como um prisma, atuando onde os raios solares colidem com as moléculas de ar, água e poeira e são responsáveis pela dispersão do comprimento de onda azul da luz.
     Devido ao seu pequeno tamanho e estrutura, as minúsculas moléculas presentes na atmosfera difundem melhor as ondas com os menores comprimentos de onda, tais como o azul e violeta. 


quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Defeitos de Visão

Miopia

 É o defeito visual que nos faz ver objetos próximos com clareza e objetos distantes com borrões. Isso acontece pois a imagem é formada antes da retina. A miopia possui graus e pode se desenvolver gradualmente ou rapidamente, também é uma doença hereditária. Para corrigir esse defeito pode ser realizada uma cirurgia ou a utilização de lentes.

  
Visão de um míope

Hipermetropia 

É o defeito visual que faz com que a pessoa enxergue objetos próximos como borrões e os distantes com clareza. Isso ocorre pois a imagem só é formada depois da retina, assim como a miopia, a hipermetropia possui graus e pode ser corrigida com o uso de lentes.

Visão de um hipermétrope


Daltonismo

É a doença em que a pessoa não tem a capacidade de distinguir ou reconhecer algumas cores específicas. Existem três tipos de daltonismo: Protanopia, que é quando a pessoa não enxerga a cor vermelha, deuteranopia, que é quando a pessoa não distingue a cor verde e tritanopia, é o tipo mais raro o qual a pessoa não distingue as cores amarelo e azul.Não existe cura para daltonismo.


Teste de daltonismo