quarta-feira, 25 de março de 2015

O Efeito da Lua sobre a Terra

       A lua é o maior corpo celeste próximo à Terra, além de ser a maior lua do sistema solar em proporção ao tamanho do planeta em que orbita. Ela tem grande influência sobre alguns fenômenos que acontecem no nosso planeta.
       Uma das suas principais e mais conhecidas ações sobre a Terra são as marés, elas são provocadas pela variação de intensidade da forçgravitacional da Lua de um lado para o outro do planeta, conhecida como força de maré.
       Outro fenômeno causado por ela são as deformações na atmosfera terrestre, a deixando mais alongada, como uma bola de futebol americano. Isso ocorre por causa da atração gravitacional da lua sobre a Terra.
       As marés estão diretamente ligadas com a deformação na atmosfera terrestre, porque a força exercida pela Lua sobre o planeta provoca vibrações nas camadas mais baixas da atmosfera que se propagam para as mais altas, fazendo com que a superfície do oceano oscile, formando ondas, conhecidas como marés.



Eclipses

      Eclipse, é um fenômeno astronomico onde um corpo celeste projeta uma sombra sobre outro. Os dois principais tipos de eclipses são: o solar e o lunar.


  • Eclipse solar: É quando a lua se posiciona entre o Sol e a Terra, resultando no ocultamento total ou parcial da luz solar do ponto de vista terrestre.


  • Eclipse lunar: É  quando a Terra se posiciona entre a lua e o Sol, com isso, a lua entra na zona de ''umbra'' ou ''penumbra'' da Terra, ficando invisível durante alguns minutos.


segunda-feira, 23 de março de 2015

As Três Leis de Kepler


      Johannes Kepler, foi um astrônomo e astrólogo alemão aluno de Tchyco Brahe, que desenvolveu as três leis fundamentais da mecânica celeste, conhecidas como as Leis de Kepler.


  • Primeira lei: Lei das Órbitas
      Antigamente se acreditava que a Terra e os demais planetas descreviam um órbita circular ao redor do sol. Porém Kepler afirmou nessa lei que eles descrevem, na verdade, uma órbita elíptica, com o sol ocupando um dos focos da elípse.
  • Segunda lei: Lei das Áreas
      O segmento que une o sol a um planeta descreve áreas iguais em intervalos de tempo iguais.
  • Terceira lei: Lei dos Períodos 
      Esta lei indica que existe uma relação entre a distância do planeta e o período de duração da translação dele. Podendo ser representada pela equação:

 \frac{T^2}{D^3}=k, com k sendo uma constante.

Modelos Cosmológicos

      Antigamente, compreender o universo não era uma tarefa tão simples como é hoje em dia. Além da falta de recursos para estudar o universo, havia a pressão religiosa sobre os pensadores.Agora venha conhecer os modelos cosmológicos mais famosos.

Modelo Geocêntrico:
      Aristóteles, construiu esse modelo afirmando que a Terra seria o centro do universo e os planetas juntamente ao Sol giravam em uma órbita circular ao seu redor. Ele também acreditava que ,no espaço, não existia atrito nem vácuo, os espaços vazios eram preenchidos por uma substância divina, chamada éter. E por muito tempo a teoria do modelo geocêntrico foi aceita por todos.



 Modelo Heliocêntrico:
      Desenvolvido por Nicolau Copérnico, esse modelo era descrito como o Sol no centro do universo e a Terra e os demais planetas descrevendo uma órbita circular ao seu redor. Essa teoria não foi aceita pela igreja, e Nicolau foi considerado herege.



Teoria do Big Bang

      Você já se perguntou como o universo surgiu? Existem inúmeras teorias que tentam responder essa pergunta, mas nenhuma comprovada. Falaremos sobre uma das mais famosas: A Teoria do Big Bang.
      Baseada nos estudos de Edwin Hubble e Albert Eistein de que o universo não é estático e está sempre em expansão, houve uma hipótese de que ele surgiu por meio de uma grande explosão cósmica ocorrida entre 10 e 20 bilhões de anos atrás.
Alguns dos resultados da explosão:

  • Logo após a explosão, os primeiros átomos se formaram;
  •  Depois de milhares de anos, ocorreu a separação da matéria e energia;
  • 15 bilhões de anos depois, se formam as galáxias e seus sistemas solares;
  • Atualmente, a temperatura do universo é de aproximadamente -270ºC.
      Desde o tempo em que toda a matéria existente no universo se concentrava em um único ponto, ela passou a se expandir e se separar, e até hoje continua neste mesmo processo. Mostrando que os resultados do Big Bang continuam acontecendo.